Apesar de ter nascido na Itália, foi na França que Leonetto Cappiello viveu a maior parte de sua vida e onde construiu sua fama e legado no meio dos cartazes. Frequentemente considerado “pai da propaganda moderna” devido às inovações que propôs no design de cartazes, Cappiello iniciou sua carreira como caricaturista ilustrando em jornais franceses da época, sem ter qualquer formação no campo da arte. Ele foi o primeiro cartazista a usar figuras arrojadas saindo de fundos pretos, um impressionante contraste aos modelos de cartazes anteriores. Sua percepção revolucionária na arte – uma percepção que ainda permanece como modelo para a propaganda contemporânea – é baseada no fenômeno de associação de imagem do cérebro humano. Ele foi o primeiro a deliberadamente unir um produto com uma imagem ou ícone de modo a causar um reconhecimento instantâneo por parte do observador. Consequentemente, quando um observador visse o ícone ele lembraria do produto. Cappiello foi também o primeiro cartazista a perceber que o transporte moderno tinha fundamentalmente mudado a maneira como as pessoas percebiam o mundo visual e que alguma coisa vista passando rapidamente em movimento poderia ser usado de forma associativa. Tendo antes registrado de perto uma imagem – como um pedestre registra – a mensagem de propaganda e o produto poderiam ser instantaneamente re-invocada por esse mesmo pedestre de dentro de um ônibus ou trem em movimento mesmo que por um simples reflexo da imagem, devido a suas claras e facilmente reconhecíveis formas e cores.
"A dinâmica que anima as composições de Cappiello surge da idéia e da representação que o artista escolhe para dar forma a elas. O mundo de Cappiello está em constante movimento... Animais estampados, pessoas, gênios e diabos bailam, saltitam e brincam. Mas o moviemento, é também a linha, suave e poderosa, que da propulsão ao cartaz e o torna cheio de vida."Traduzido do Rejane Bargiel-Harry “Les dossiers d’Orsay Cappiello 1875 - 1942”
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