sexta-feira, 25 de abril de 2008

Design e Política na década de 30.

Salut, mes amis!


A Politica está mais relacionada com o Design do que muita gente imagina:
Levando em consideração que o Design é "criação" do Homem e em certa parte reflete o ambiente e as cirscunstâncias em que ele vive, há muito o que se discutir na questão política.
O Socialismo, por exemplo, priorizava um Design mais simples e de baixo custo, visto que o sistema concentrava o capital nas industrias de base e mesmo que por utopia, era contra o consumismo. Mas isso é só um exemplo. O assunto predominante do Blog é tratar dos cartazes franceses da década de 30.
Nesse preceito, é necessário entender o contexto histórico da Europa nessa década.
Em 1930, 1 ano após a grande recessão, o continente europeu ainda se via "abalado" pelo que fora a 1ª Guerra Mundial. A crise econômica não afetou somente os Estados Unidos, mas os diversos países que dependiam financeiramente. Isso é o que acarreta o processo de globalização: a interdependência entre as nações. Foi a Era do Modernismo, incentivado por um governo que precisava se reequilibrar financeira e politicamente. Essa escola artística e literária carregava consigo suas inúmeras vanguardas. O naturalismo e o realismo dominaram a cena francesa tanto na pintura, no cinema e nas variadas manifestações artísticas.
O design de cartazes franceses baseava-se principalmente na técnica do contorno diagonal e visava a política pós-guerra e inspirava-se em elementos até como a Art Nouveau. Era preciso reanimar a Europa e o mundo. Afinal, desde muito cedo a Arte como um todo foi utilizada com propósitos políticos.
Nos paises europeus e posteriormente na Rússia, o Design refletiu mais do que tudo o aspecto sociopolítico do planeta.


Au revoir.

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