sábado, 3 de maio de 2008

Jean Carlu

Um toque de publicidade


Designer gráfico francês extremamente envolvido com o idealismo e asquestões da Segunda Guerra Mundial, Jean Carlu começou sua carreira em 1919, especializando-se em posters. Partindo de uma família de arquitetos, o artista atuou como ilustrador em uma agência de propaganda até 1921. E foi nesse período que se inspirou na Art Decó para concretizar suas produções. Altamente influenciado pelo Cubismo, Carlu foi um dos primeiros a perceber que, para fixar bem a imagem de uma marca na mente do consumidor, era necessário criar um esquema atrativo de formas aliado a cores expressivas. Tudo isso relacionado ao contexto, claro. Era essa uma das suas marcas registradas e que colocam o seu trabalho num alto nível de qualidade, o que pode servisto em seus cartazes carregados pela propaganda, inclusive naqueles que visavam incentivar o crescimento da produção norte-americana durante a guerra.



Em meio ao constante desenvolvimento industrial e a um contexto militar, a máquina não deixaria de ser uma grande fonte de idéias para suas obras. E para transmitir a mensagem de forma direta e eficiente, o artista limitava-se a essência da mensagem, evitando o uso de duas linhas quando uma era suficiente, ou de duas idéias quando uma era mais eficaz.

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